Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PSICOPATAS: CONSEGUE RECONHECÊ-LOS À SUA VOLTA?

Se a sua resposta para a "pergunta-título" do post for não, precisa urgentemente de ajuda. Precisa de um psiquiatra! "Mas como assim? Quem precisa de psiquiatra é louco!" Erroneamente isso ainda é bem natural de se ouvir nos dias de hoje. Preconceito bobo, como tantos outros que ainda permeiam o mundo. Uma pessoa em sua mais perfeita sanidade mental pode sim buscar ajuda de um psiquiatra e foi o que eu fiz. Ajuda no sentido de me precaver contra os malefícios da psicopatia de terceiros. A Drª Ana Beatriz Barbosa Silva, uma conceituada psiquiatra, me foi de grande valia e sem que eu ao menos precisasse estar em seu consultório, conhecendo-a pessoalmente - o que teria sido um prazer. A consulta foi através das páginas de seu best-seller "Mentes perigosas, o psicopata mora ao lado (Editora Fontanar/2010)". Um livro do qual muito ouvia falar, mas que somente há alguns dias o adquiri, e em pouquíssimo tempo o "devorei" - não existe melhor definição a ser usada quando se trata de uma boa obra, da qual não dá vontade de parar de ler. Em capítulos elucidantes, Drª Ana Beatriz nos leva a conhecer um pouco da mente de pessoas sem o menor escrúpulo, frias, manipuladoras, sem consciência, perversas... São muitas as ramificações de um único ser: o psicopata, que pode estar aí do seu lado, na casa vizinha, no seu ambiente de trabalho, dentro da sua própria casa. Sabe reconhecê-lo? Eu não soube. E agora, lendo Mentes perigosas, reconheci em suas páginas e vi claramente descrita uma pessoa que há pouco tempo fez parte da minha vida pessoal e profissional. Uma pessoa ardilosa, astuta, sem consciência e inteiramente disprovida de sentimentos de compaixão, remorso ou culpa. Saí de seu caminho, mas outros ainda continuam. E se de alguma forma tornarem-se um empecilho para os seus própositos ambiciosos - como acredito que ela assim me tenha visto - o nada raro exemplar de psicopata os prejudicará "sem dó". Tudo isso no bom e velho estilo "lobo em pele de cordeiro". Hoje respiro aliviado por me ver longe de suas garras e com os meus olhos à distância de seus delitos e intrigas. E embora essa pessoa que foi do meu convíveo seja, para a psiquiatria, um "psicopata leve", tantos outros vão muito além de mentir, fingir, dissimular, prejudicar, fraldar, desviar dinheiro e etc. Nos casos mais graves, a psicopatia leva ao "homicídio": matam por ter seus planos ameaçados ou absolutamente por prazer. Yvone, psicopata vivida por Leticia Sabatella, na novela Caminho das Índias (2009), de Glória Perez, foi de um extremo ao outro, ao manipular um homem, destruir a família do mesmo, dar um golpe milionário e chegar ao ponto de quase assassinar um terceiro que ameaçou revelar sua verdadeira face, por traz daquela de boa moça, da qual fazia uso. 

Como leitor do livro, concluo que psicopatas são, entre outras classificações, monstros sedentos por "lágrimas e sangue". Assustador? Um pouco. Mas é a nossa realidade. É o que vemos diariamente em nossos jornais, telejornais e noticiários.

Inúmeros casos criminais - em que se enquadram ou não como psicopatia - são relatados pela Drª Ana Beatriz em meio aos capitulos de seu "livro perturbador", como declarou a autora de novelas, Glória Perez. Casos inclusive, como o brutal assassinato da filha da própria Glória, a atriz Daniela Perez, em dezembro de 1992. Um crime que chocou o país e revelou ao mundo um monstro: Guilherme de Pádua. Na época um ator iniciante e ambicioso, que assassinou fria e premeditadamente Daniela, sua colega de trabalho. Frieza, crueldade e nenhum remorso. Até que ponto pode chegar a maldade e crueldade humana? Tratando-se, reconhecidamente, de um psicopata, é um pouco difícil de responder. Os psicopatas são capazes de tudo para satisfazer seus desejos doentios e é para isso que o livro nos alerta. Reconheça-os. Proteja-se. Fuja. Embora pareça exagero ou paranóia, eles estão por toda parte. Busque essa ajuda psiquiatrica "literária".



LEIA E RECOMENDE...

Ana Beatriz Barbosa Silva

3 comentários:

  1. O livro é mesmo muito bom. A Ana Beatriz Barbosa dá uma boa aula aos leigos no assunto psicopatia. Eu era totalmente leiga, mas a gente precisa estar inteirado e o livro Mentes Perigosas ajuda.
    Também recomendo o livro.
    Parabéns pela postagem, escorpião.

    ResponderExcluir
  2. Psicopatas só nos filmes? Que nada. Tão mesmo por aí. Conheço gente assim, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. É bom conhecer muito sobre a psicopatia, para não sermos pegos de surpresa. Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir