Visualizações de páginas da semana passada

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

DESIQUILÍBRIO AMBIENTAL: OS SEM FLORESTA

Animais selvagens tem mesmo que andar livres, leves e soltos. Um pensamento comum aos ambientalistas de bom senso. Mas desde que seja  nos lugares devidos. O que dizer então de uma onça passeando tranquilamente, no meio da madrugada, por uma daquelas belas avenidas da cidade das estrelas, Campos do Jordão? Isso ocorreu no mês de agosto, quando o "bichano" foi flagrado pelas câmeras de segurança do local. Imagine se tivesse ocorrido mais cedo, quando aquilo ali fica abarrotado de turistas, artistas... Teria sido uma boa correria pra ajudar a aquecer quem busca o friozonho do lugar. Bom, mas o fato é que hoje, no Mais Você, Ana Maria Braga apresentou para o Brasil a onça macho "Franco" - um felino que ganhou esse nome depois de ter sido encontrado nas imediações de Franco da Rocha - SP, e que foi capturado depois de oito trabalhosas horas. O animal, mais uma vítima da "urbanização desenfreada" que vem prejudicando a olhos vistos a fauna e a flora, abrigou-se no topo de uma árvore - fazendo a polícia ambiental e veterinários suarem a camisa para capturá-lo com segurança. E assim foi. Mas diante de um caso desses - e de tantos outros que já vimos - é impossível  não citar o preocupante número de matas que vem sendo devastadas, prejudicadas pelo crescimento urbano e avanço imobiliário. Os bichos estão perdendo cada vez mais o seu espaço para os condominios de luxo, conjuntos habitacionais e etc. Com o seu espaço natural reduzido - as florestas, cerrados, matas ciliares - os animais andam meio "deslocados". E sujeitos a dar passeios por ruas de glamurosas cidades ou até mesmo dar um mergulhinho na piscina de um luxuoso condomínio.

Mais uma vez é o governo e os orgãos responsáveis fazendo vista grossa, já que há tempos não é cobrado o devido respeito às áreas de preservação ambiental. Vergonha!

O pobre Franco está sendo bem cuidado e logo será encaminhado para um novo habitat. Que ele aproveite bem a curta estadia... já que não demora muito e logo o avanço imobiliário o deixa novamente "num mato sem cachorros", ou melhor, "sem onças".

A onça que fez um tour pelo centro de Campos do Jordão

Franco: a estrela maior da versão vergonhamente brasileira do filme "Os sem floresta".
Sem floresta e comida, macacos invadem estrada na Índia

Nenhum comentário:

Postar um comentário